quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Começando seu primeiro projeto - WorkSpace

Conforme prometido, vamos ao tutorial de como criar seu primeiro projeto com o HEW.
Primeira coisa a se definir, o que é um WorkSpace. Bom, como o nome já diz, é um espaço de trabalho onde você vai concentrar todos os arquivos *.c e *.h relativos ao seu projeto bem como as configurações de debug e simulação.
O primeiro passo, ao abrir o HEW, é selecionar a opção Create a new project workspace e clicar no OK, figura abaixo:



Próximo passo, em Project types, selecione C source startup application, poderia ser também o Application, mas dai o startup seria em assembly, eu prefiro em C.
Feito isso, coloque um nome no workspace, eu coloquei ktp, automaticamente ele coloca o mesmo nome no projeto. No campo de baixo aparece o local onde o projeto será salvo, se for mudar de lugar a hora é agora!
CPU type family é o M16C mesmo, o core do R8C é o mesmo do M16C, logo compartilham compilador, ambiente de desenvolvimento e ferramentas.
Falando em compilador, no campo de baixo você vai selecionar o compilador a ser utilizado, o famoso Tool chain, deixe o Renesas M16C Standard e clique no OK.


Próximo passo, selecionar o target CPU, Toolchain version, escolha a mais nova, se fez todos os ultimos updates deve ter a versão 5.45.00.
Abaixo, selecione o CPU Series, R8C/Tiny e o CPU Group, 1A. Assim se forma o nome, R8C/1A, se fosse usar um R8C/1B, era só escolher o Grupo 1B e por ai vai, simples não?
NEXT!


Agora vamos aos detalhes, tamanho da memória, apesar de estar escrito ROM, é memória flash.
Selecione o tamanho desejado, no nosso caso, 4k.
Vai usar o Standard I/O Library (UART1), se sim, é só setar a opção, feito isso após configurar a UART1 tudo que vc mandar um printf vai sair na serial.
Vai usar Heap Memory selecione a opção, nem sabe o que é heap memory? Deixe desmarcado! Quer saber o que é Heap Memory? Clique aqui.
Como estamos criando um projeto vazio, deixa ele criar o main(), não tem o on-chip debugger para usar, deixe como none.
NEXT!



A próxima janela não tem muito o que mexer, vamos usar Stack, o tamanho padrão costuma resolver, se precisar de mais, ou menos, é só mudar.
NEXT!



Setting the Target System, bom se não tem um emulador ou in-circuit debugger, vá de simulador mesmo, selecione o M16C R8C Simulador, External Debugger none e confirme o Target type e o Target CPU.
NEXT!




Nada para fazer no item 5/6, não temos Debugger, o simulador está pronto para rodar, NEXT!



Item 6/6, se quiser mudar algum nome de arquivo, este é o ponto, normalmente mantenho os nomes padrão, FINISH!



Aparece uma janela de sumário do que foi feito, pode dar o famoso OK, se tudo correu bem você deve chegar a janela abaixo:



Por enquanto os arquivos importantes para nós são os seguinte, ktp.c, onde está nossa função main( ), veja abaixo:


O arquivo intprog.c, onde ficam todos os vetores de interrupção e onde trataremos das interrupções, abaixo:

Finalmente, temos também o arquivo sfr_r8c1b.h, que é onde se dá nome aos bois, ou seja, todos os registros pertinentes recebem nomes, sempre inclua esse arquivo quando quiser ter acesso ao hardware, como por exemplo, fazer p3_4 = 1;
Veja abaixo:



Para acabar, se usar o famoso atalho F7 no seu teclado, o projeto deve ser compilado com 0 erros! O arquivo zipado deste projeto (ktp.zip) pode ser baixado no site do grupo:
http://groups.google.com.br/group/renesas_brasil

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário