quarta-feira, 5 de agosto de 2009

WorkSpace pronto, o que colocar lá?

Agora que você já tem o seu WorkSpace pronto e compilando sem erros, que tal colocar uns erros, quer dizer, códigos lá?

Para isso precisamos de duas coisas, o manual de hardware do R8C/1A, que você pode obter aqui: Manual de Hardware


Com este arquivo em mãos, vamos ao que interessa, não precisa necessáriamente ler o bicho inteiro, seria interessante, mas vamos por partes. Para iniciar vamos usar uma ferramenta da Renesas, o IO Wizard, com ele você gera código para os periféricos do micro, inicialização do clock e interrupções mesmo sem saber o que está fazendo.

Claro que não é o ideal, mas é um bom começo. Após baixar o IO Wizard, instalar e rodar, vai cair nestá janela.


Claro que eu já selecionei ali algumas coisa que vamos precisar, como Series, Group e Part no., além disso também já escolhi o CPU Clock: Main clock, a frequência do mesmo, 20MHz, CPU Division Clock: No division e o Main Clock Drive Capacity: High. Todas essas opções são para alta performance e consumo de energia, mais para frente estudaremos modos de economizar energia, ok? Clique no NEXT.


Agora, o que colocar de código nesta placa? Bom, como já temos uma porta serial ligada no micro e isso conectado ao PC, por que não configurar a UART1, que é a que está ligada. Abaixo vemos que os pinos da UART1 estão no 2 (p3_7/TXD1) e no 9 (p4_5/RXD1) do micro.





Isso dito, precisamos fazer o pino 2 funcionar como saída, o 9 como entrada não precisa se preocupar, todos os GPIOs tem como configuração padrão entrada. Então vamos clicar no Port3 e selecionar o pin7 como entrada, fica como na figura abaixo:



Após essa configuração simples, vamos para uma complicada, a porta serial, selecione a UART1 e faça as configurações como na figura abaixo: Qualquer dúvido sobre isso, me escreva ou consulte o manual de hardware!



Por último, clique em Generate vai abrir a janela abaixo, escolha onde quer salvar o código gerado e clique no OK.



Agora é só copiar e colar as partes que interessam no seu código. Isso fica para o próximo post. Até mais!







Nenhum comentário:

Postar um comentário