quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mais Hardware!

Continuando nosso estudo, vamos falar um pouco sobre as conexões na placa de desenvolvimento. Abaixo você pode ver um scan da placa, nele vemos diversos jumpers, as explicações sobre cada um estão logo abaixo:





Primeiro de tudo, a alimentação, com a placa montada você vai ter um Jack (P1) para ligar sua fonte de alimentação, mas se preferir retirar e ligar dois fios neste local, a polaridade é a indicada na figura abaixo:



O circuito de alimentação da placa permite que ela seja alimentada com tensões abaixo dos 5V (o R8C/1A funciona de 2,7V até 5,5V). Para tensões de alimentação acima dos 6,2V (a tensão ideal para sua fonte de alimentação seria 9V), precisamos fechar os jumpers Alim (P10) de modo a usar o LM7805 da placa, conforme a figura abaixo:


Se estiver usando uma tensão menor que 5,5V, além do LM7805 não funcionar direito, temos um diodo de proteção me série no circuito (D1), logo uma queda de ~0,6V na linha, então podemos ligar o jumper de modo a não utilizar o LM7805, conforme a figura abaixo:


Vale ressaltar que na ligação acima, a tensão de alimentação - 0,6V vai direto para o microcontrolador, então, cuidado para não passar dos 6,2V! Outra coisa para se lembrar é que segundo o datasheet do MAX232 ele funciona com tensão de alimentação de 4,5V a 5,5V, logo é bom respeitar esse limite também. Eu já usei abaixo dos 4,5V, mas nada é garantido.


Com o circuito devidademente alimentado, podemos testar a comunicação serial, abrar o Hyperterminal, configure para uma velocidade abaixo de 115200bps, 8, N, 1, N. Com o cabo conectado à placa e a porta serial do micro, feche o jumper TX e RX da placa conforme a figura abaixo, fazendo o loop back, desta forma tudo que você digitar vai "ecoar" na tela, desta forma você garante que a comunicação serial está ok! Abaixo, ligação para o loop-back:


Feito o teste, feche a conexão do TX e RX conforme a figura abaixo, deixando assim a Uart1 do R8C/1A conectada ao MAX232. Caso queira conectar outro hardware para comunicação, como um conversor USB<=>Serial montado com FTD232, é só mudar o jumper para as posições próximas aos pontos P18 e P19, e ligar o seu conversor ali, pronto!


Outro jumper que deve ser configurado é o VRef, que ao ser conectado liga o VCC a entrada de referência de tensão do conversor AD. Essa referência pode ser ligada a uma fonte mais precisa ou menor que VCC (minimo 2,7V) dependendo da sua aplicação, ou até mesmo ser usada como uma entrada caso não se utilize o ADC na sua aplicação. O VRef pode ser visto na figura abaixo:



O último jumper que vamos explicar é o MODE, esse jumper deve ser fechado para colocar o microcontrolador em modo de boot, possibilitando a gravação via porta serial. Veja a figura abaixo:


Neste figura também vemos o conector para o E8/E8a, se você tiver um, é só instalar os terminais na placa, conectar e E8 ou E8a e fazer o debug e gravação direto na placa, qualquer dúvida sobre como fazer isso, entre em contato. Por último, temos também o botão de RESET, que reseta a MCU (CLARO!) e, caso você pulse o RESET com enquanto o jumper MODE estiver fechado, o microcontrolador entra em Boot.

Falaremos mais do boot mode e gravação no próximo post. Até mais!

Um comentário:

  1. beleza gente! achei este blog por acaso e gostaria de ttrar uma duvida condigo ler com está placa e soft o mcu r5f212a8 rc8/2a..na placa pois la consta mod, reset e gnd tx rx
    alguma solucao favor enviar para vando.celestino@ufv.br

    grato!!

    att

    ResponderExcluir