O circuito de alimentação da placa permite que ela seja alimentada com tensões abaixo dos 5V (o R8C/1A funciona de 2,7V até 5,5V). Para tensões de alimentação acima dos 6,2V (a tensão ideal para sua fonte de alimentação seria 9V), precisamos fechar os jumpers Alim (P10) de modo a usar o LM7805 da placa, conforme a figura abaixo:
Se estiver usando uma tensão menor que 5,5V, além do LM7805 não funcionar direito, temos um diodo de proteção me série no circuito (D1), logo uma queda de ~0,6V na linha, então podemos ligar o jumper de modo a não utilizar o LM7805, conforme a figura abaixo:
Vale ressaltar que na ligação acima, a tensão de alimentação - 0,6V vai direto para o microcontrolador, então, cuidado para não passar dos 6,2V! Outra coisa para se lembrar é que segundo o datasheet do MAX232 ele funciona com tensão de alimentação de 4,5V a 5,5V, logo é bom respeitar esse limite também. Eu já usei abaixo dos 4,5V, mas nada é garantido.
Com o circuito devidademente alimentado, podemos testar a comunicação serial, abrar o Hyperterminal, configure para uma velocidade abaixo de 115200bps, 8, N, 1, N. Com o cabo conectado à placa e a porta serial do micro, feche o jumper TX e RX da placa conforme a figura abaixo, fazendo o loop back, desta forma tudo que você digitar vai "ecoar" na tela, desta forma você garante que a comunicação serial está ok! Abaixo, ligação para o loop-back:
Feito o teste, feche a conexão do TX e RX conforme a figura abaixo, deixando assim a Uart1 do R8C/1A conectada ao MAX232. Caso queira conectar outro hardware para comunicação, como um conversor USB<=>Serial montado com FTD232, é só mudar o jumper para as posições próximas aos pontos P18 e P19, e ligar o seu conversor ali, pronto!
Outro jumper que deve ser configurado é o VRef, que ao ser conectado liga o VCC a entrada de referência de tensão do conversor AD. Essa referência pode ser ligada a uma fonte mais precisa ou menor que VCC (minimo 2,7V) dependendo da sua aplicação, ou até mesmo ser usada como uma entrada caso não se utilize o ADC na sua aplicação. O VRef pode ser visto na figura abaixo:
O último jumper que vamos explicar é o MODE, esse jumper deve ser fechado para colocar o microcontrolador em modo de boot, possibilitando a gravação via porta serial. Veja a figura abaixo:
Falaremos mais do boot mode e gravação no próximo post. Até mais!
beleza gente! achei este blog por acaso e gostaria de ttrar uma duvida condigo ler com está placa e soft o mcu r5f212a8 rc8/2a..na placa pois la consta mod, reset e gnd tx rx
ResponderExcluiralguma solucao favor enviar para vando.celestino@ufv.br
grato!!
att