quinta-feira, 23 de julho de 2009

Esquema elétrico da placa

Bom, como não postei ontem, hoje vou colocar o esquema elétrico da placa para não passar em branco, primeiro a alimentação, nada mais simples, um 7805, um diodo para evitar ligações invertidas no conector e um jumper que permite selecionar usar o 7805 ou não, caso esteja usando uma alimentação menor que 6V por exemplo.

Finalmente, o resto da placa. Não tem muito o que falar sobre isso, mas mesmo assim vou falar!
Existem alguns pontos de configuração na placa, como os Jumpers K1 e K2, que permitem selecionar os pinos de TX e RX da porta serial 1 (sim meus amigos, tem porta serial 0 também) para conectar no MAX232 ou nos pontos P18 e P19, para conexão externa da comunicação serial, com por exemplo, usar um conversor USB<=>Serial.

Outro ponto é o VRef, que como o próprio nome diz, serve para ligar a referência externa do ADC (essa máquina tem 4 portas e 1 conversor interno, 10 bits, tempo de conversão 3,25uS à 10MHz).
Esse ponto pode ser fechado com um Jumper para usar o Vcc como referência ou pode receber um sinal de um circuito mais bem elaborado.

Temos também um botão de Reset, que reseta, e o jumper de MODE, que é usado para colocar o microcontrolador em BootMode, é só fechar esse Jumper, dar um pulso no Reset e pronto!

O conector do E8/E8a server para conectar o in-circuit emulator e o resto são pontos de alimentação, GND e ilhas para prototipagem.

Vamos a figura!


That's all folks, qualquer dúvida, escrevam!

2 comentários:

  1. que mal lhe pergunte ,pra que serve a placa mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Beto,
    Essa é uma placa para prototipagem e desenvolvimento utilizando um microcontrolador R8C/1A ou R8C/1B da Renesas.
    Serve para estudar o micro e testar suas idéias!
    Att,
    André

    ResponderExcluir