quinta-feira, 4 de março de 2010

Simulador - O que é? Para que serve?

Para todos que já estavam cansados de ler apenas notícias, vamos voltar ao conteúdo técnico por aqui! Qual a melhor maneira de fazer isso que apresentando uma ferramenta muito util, grátis e que todo mundo já tem em casa e nem sabe?

Estou falando do simulador da Renesas! O link para obter mais informações sobre o produto é este aqui, e como este é um assunto extenso, vou fazer em diversos passos, mas quem tiver tempo e disposição já pode começar a ler o manual dele, o arquivo já está no grupo Renesas_Brasil.

Link para o manual do simulador.

Abaixo, uma imagem do simulador trabalhando, como você pode observar, é uma ferramenta muito importante para debugging, teste e demonstração e usa o HEW!


Quem gosta do Proteus vai sentir falta de alguma coisas por aqui, não temos a simulação do circuito eletrônico externo, apenas GPIO e periféricos do micro. Para saídas temos uma interface gráfica (GUI) que pode ser vista na figura acima simulando um display de sete segmentos e para entrada tanto podemos usar a GUI quanto um script, que também permite o uso dos timers e até mesmo da interface serial.

O simulador também pode se comunicar com um outro software feito em C/C++ no próprio PC, mas esse já é um assunto mais avançado que será tratado no momento certo.

Boa leitura para quem começar pelo manual e até a próxima para quem esperar o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário