terça-feira, 11 de maio de 2010

Troca do R8C/1A

Bom, como muita gente acredita que soldar o LSSOP20 do R8C/1A é uma tarefa impossivel, fiz um video da troca de um micro torrado (obrigado Alexandre...).

Primeiro, a foto do antes, quer dizer do depois do micro tomar um 12V na cara...


Agora a foto do depois, micro novo e placa limpa.


Finalmente, o video do processo, a filmagem ficou mais ou menos, mas dá para entender como fazer, qualquer duvida é só perguntar!

Para retirar o micro usei ar quente (400ºC velocidade média), passo fluxo e malha desoldadora para limpar a solda velha, limpa tudo com álcool isopropílico, fluxo de novo, solda (estação com temperatura em 325ºC), limpa de novo com álcool e pronto!
Como tem gente perguntando fiz este update sobre os materiais utilizados para solda, eu uso o fluxo da Deal Extreme, a pinça também e de lá, link aqui, a quantidade de solda utilizada é minima não dá para ver mas é só uma gota, não vá encher a ponta do ferro com solda que fecha curto entre os terminais. No mais é treinar mesmo, não é difícil, mas precisa fazer para sentir como é!

Até mais pessoal!

7 comentários:

  1. Tem forma muito mais facil:
    Primeiro coloque uma gota de solda em um canto do footprint. Pingue uma ou duas gotas de fluxo liquido e solde TODAS as pernas do chip. De uma vez. Ai derreta toda a solda de um lado e sugue a solda com um sugador. Depois faça do outro lado. Fica perfeito! :)

    ResponderExcluir
  2. Hum, pode ser o sono, mas não vi muita diferença do que eu faço no video...
    E também ficou perfeito, não?
    []s,
    André M de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Quero ver é soldar isso com ferro Ikari (isso é nome de milho pra pipoca não é não?) igual diz algumas pessoas ! ;-)
    Olha a voadora!

    ResponderExcluir
  4. André,
    Show de bola o seu blog! Você me autoriza a publicar esse post na rede social que administro www.labdegaragem.com ? Claro que vou colocar os créditos e linkar ao seu blog, que aliás vale ser recomendado para os garagistas. Hoje somos quase 300.
    Se quiser colocar conteúdo na nossa rede com link para o seu blog, fica à vontade. Para a gente vai ser bacana ter o seu conteúdo, para você vai ser bacana atrair mais visitantes para o seu blog. Sei lá, é só uma ideia de parceria.
    Abraço,
    Marcelo Rodrigues
    marcelo.rodrigues@labdegaragem.com
    www.labdegaragem.com

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,
    Vou ficar muito satisfeito de ver o trabalho publicado na sua rede, considere autorizado.
    Já coloquei seu site na lista dos que acesso.
    Abraço,
    André M de Oliveira

    ResponderExcluir
  6. André,
    Está publicado.
    Abraço,
    Marcelo Rodrigues
    www.labdegaregm.com

    ResponderExcluir