Estava a um tempo postergando essa montagem, mas como precisei de fazer uma placa de protótipo para ontem, aproveitei ontem e mandei bala. Tirei da caixa minha laminadora que funcionava mal e porcamente a 80ºC, e debulhei, veja abaixo a cara dela e a etiqueta do fabricante. Essa pobre coitada foi comprada na Kalunga, não me lembro o preço, mas é mais do que eu queria pagar e menos do que valia.
Este é o mecanismo dela, veja que já removi todos os sensores e dispositivos de proteção, não preciso dizer que isso invalida a garantia, certo? Acho que é robusto o suficiente para fazer a transferência, e como é mais fácil achar que determinar a verdade, fica no achometro mesmo!
Claro que essa jabiraca ia precisar de um controle, peguei um PIC (opa, que PIC que nada!), peguei um kit pré-histórico da Renesas com um R8C/13 montado numa placa já com interface de debug, uma fonte de 5 reais, dois triacs, dois MOCs um LCD e na foto está faltando o potenciometro que faz o ajuste da temperatura. Na posição que eu coloquei o sensor de temperatura na mecânica consegui a tranferência com a temperatura setada em 145ºC, provavelmente no centro do dispositivo está bem mais quente, mas como o LM35 deve funcionar abaixo dos 150ºC, acho que ficou de bom tamanho. Abaixo o controlador no inicio da montagem.
E o resultado? Essa é placa, o papel utilizado é aquele papel encerado que sobra quando tira a etiqueta, este eu peguei no correio aqui perto de casa, funciona muito bem e é de graça, imprimi a placa desenhada no KiCAD com uma HP1020, cartucho original, nada de remanufaturado!
Acho que ficou bom, o que acham?
Depois de corroida em percloreto, ficou assim! A marca estranha é da fita dupla face que usei para colar o papel antes de passar na laminadora (nota mental, alinhe o desenho na placa antes de passar na laminadora!)
Já furada e com o R8C/27 posicionado para a solda, claro que os furos ficaram ruins, furado a mão... que falta faz uma CNC!