segunda-feira, 12 de abril de 2010

Simulador - Começando a usar.

Hoje vamos continuar falando sobre o simulador. Pelos feedbacks que tenho recebido, sei que algumas pessoas já baixaram o manual e já estão usando o simulador, para aqueles que ainda não fizeram isso, acompanhem os próximos posts!

Primeiro de tudo, não esqueçam de manter o HEW atualizado, rode sempre o AutoUpdate.

Com tudo atualizado, vamos começar criando uma sessão de simulação. Pegue um workspace qualquer, pode ser o ktp.zip dos arquivos do grupo Renesas Brasil.

Abra o workspace, vá em File -> New Session:


Depois de salvar a sessão ativa, na janela que abre, coloque um nome para a sessão no primeiro campo, eu sempre uso Sim30, selecione M16C R8C Simulator e o Renesas M16C Project Generator, conforme a figura abaixo:


Na janela seguinte, selecione R8C/Tiny para o CPU series, e 1A no CPU Group e clique no Finish, conforme a figura a seguir:

Na próxima janela temos algumas opções interessantes, a primeira delas é a seleção do clock da CPU, se você for apenas visualizar o código e resultados sem se preocupar com temporizações, nem precisa mudar nada, mas você tem a opção de colocar o valor correto do clock, selecionar na caixa de opções Cycle Accuracy e rodar o código medindo com precisão o tempo envolvido no processamento. Vou usar esta opção, clock de 20MHz, sem divisão (ou dividido por 1) e Cycle Accuracy. Finalmente, precisa selecionar a MCU Referece, clique no botão Refer. e selecione o arquivo R8c1x.mcu, e clique no Ok conforme a figura abaixo:

Pronto, você já está com o simulador pronto para rodar, clique no F7, ou Build All, duplo clique no arquivo ktp.X30 gerado (Download Module) e pronto! No menu Debug você encontra as opções de Reset CPU, Reset and Go, Step e tudo mais.


Bom, por hoje é só, explorem essas opções, depois eu volto com mais informações! Qualquer duvida, entre em contato pelo grupo ou pelo e-mail. Até a próxima!